A sua ação tem como objetivos promover e estimular um conjunto de capacidades individuais e institucionais que sejam facilitadoras da aprendizagem e do desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais.
Desta forma, o Psicólogo na escola contribui para um desenvolvimento saudável, para o bem-estar físico e psicológico, para uma boa integração, para a prevenção de comportamentos de risco e/ou discriminatórios, para a promoção de relações interpessoais positivas, para a redução de problemas psicoeducativos e para a inclusão de todos com as suas características individuais trabalhando numa estreita relação com o corpo docente e com a família.
A sua intervenção passa também pela Orientação Escolar e Vocacional.
A Orientação Escolar e Vocacional é um processo, realizado por profissionais de Psicologia, que ajuda os jovens a decidirem, de forma informada, sobre qual o percurso escolar e/ou profissional que melhor de ajusta a si, aos seus interesses, valores e aptidões. Não se pretende decidir pelo jovem mas sim orientar na escolha com base no autoconhecimento.